O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos cresceu +1,4% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa final divulgada pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira (27/06). No quarto trimestre de 2023, o PIB tinha registrado um crescimento de +3,4%.
A revisão para cima do PIB foi superior às estimativas anteriores, tanto da oficial quanto do consenso de analistas da LSEG, que previam um aumento de +1,3%.
Segundo o Departamento do Comércio, essa revisão foi impulsionada principalmente por uma queda nas importações, que são subtraídas do cálculo do PIB, além de revisões positivas nos investimentos fixos não residenciais e nos gastos do governo.
No entanto, houve uma revisão para baixo nos gastos dos consumidores, que impactaram parcialmente o resultado.
Em comparação com o quarto trimestre de 2023, a desaceleração do PIB real refletiu uma menor vigor nos gastos dos consumidores, nas exportações e nos gastos dos governos federal, estaduais e municipais.
Esses movimentos foram parcialmente compensados por um aumento nos investimentos fixos residenciais. No entanto, as importações aceleraram neste período.