Os preços dos contratos futuros de minério de ferro subiram nesta quarta-feira (21/08), alcançando os níveis mais altos em uma semana, após a China implementar medidas de apoio ao setor imobiliário, seu principal mercado consumidor.
O contrato mais negociado de janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) fechou o dia com alta de +4,58%, atingindo 742 iuanes (104,01 dólares) por tonelada, o maior valor desde 13 de agosto.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para setembro subiu +3,66%, alcançando 99 dólares por tonelada, o nível mais alto desde 14 de agosto.
Analistas do ANZ destacam que pelo menos 10 governos municipais na China relaxaram ou eliminaram diretrizes de preços de novos imóveis, permitindo que a demanda do mercado influencie mais.
Além disso, há especulações sobre uma nova opção de financiamento para que os governos locais adquiram imóveis não vendidos. Na terça-feira, a chinesa Kaisa Group anunciou um acordo de reestruturação de dívida offshore com um grupo significativo de detentores de títulos.