O mandato do novo CEO da Vale (VALE3), Gustavo Pimenta, foi antecipado para começar em 1º de outubro, em vez de janeiro, conforme anunciado em um fato relevante na última sexta-feira (20/09). A Vale expressou seu agradecimento a Eduardo Bartolomeo, que liderava a empresa desde 2019.
O comunicado destaca que, sob a liderança de Bartolomeo, a Vale fez avanços significativos em sua transformação cultural, focando na segurança das operações, gestão de riscos e integridade dos ativos. Além disso, a empresa implementou um programa inovador para a descaracterização de barragens, adotando os melhores padrões globais para a gestão de rejeitos.
Eduardo Bartolomeo assumiu o cargo após a tragédia de Brumadinho, substituindo Fabio Schvartsman. Bartolomeo estava na empresa desde 2011 e havia ocupado várias posições de liderança antes de se tornar CEO.
A Vale também anunciou a nomeação interina de Murilo Muller, atual diretor global, para a posição de vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores, a partir de 1º de outubro até 31 de dezembro de 2024, cargo anteriormente ocupado por Pimenta.