A Azevedo & Travassos (AZEV4) informou que sua subsidiária integral, Azevedo & Travassos Petróleo, assinou contrato de compra e venda da totalidade das quotas da Phoenix Óleo e Gás.
A Phoenix detém os direitos de concessão do Polo Periquito, que inclui os campos Periquito, Periquito Norte, Periquito Nordeste, Concriz e Rio do Carmo.
Esses ativos possuem um volume estimado de 18,4 milhões de barris de óleo e 402,9 milhões de m³ de gás. A ATP estima um volume recuperável de óleo de aproximadamente 2,73 milhões de barris, além de recursos contingentes e prospectivos, e um volume recuperável de gás de 196,3 milhões de m³.
A aquisição, avaliada em R$ 137,3 milhões, será paga parcialmente em moeda corrente nacional e parcialmente por permuta imobiliária.
A ATP planeja investir no reprocessamento sísmico das áreas, revisão dos planos de desenvolvimento e perfuração de novos poços para aumentar significativamente as reservas dos ativos.
Além disso, a ATP prevê uma campanha de recuperação da produção dos poços existentes durante 2024 e uma campanha de perfuração de novos poços em 2025.
Essa transação é estratégica para a retomada das operações de exploração de óleo e gás pela companhia, garantindo todas as licenças regulatórias operacionais e permitindo que a companhia acelere sua estratégia de crescimento no setor por meio da aquisição de novos ativos e parcerias operacionais.
A aquisição das quotas da Phoenix tem eficácia imediata e não depende de autorizações regulatórias prévias.