A Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) iniciaram hoje a venda de 40 rotas compartilhadas como parte do acordo de code-share anunciado em maio. Clientes da Azul poderão adquirir voos da Gol pelo site da Azul, e vice-versa, onde as companhias não competem diretamente.
O acordo, que começou com 5 rotas há uma semana, será expandido para incluir mercados não sobrepostos a partir de meados de agosto.
Isso permitirá a combinação de trechos operados por ambas as empresas em um único bilhete. Por exemplo, um voo de Viracopos para Manaus com escala em Brasília poderá ser adquirido no site de ambas as companhias, com a primeira parte operada pela Azul e a segunda pela Gol.
Essa expansão proporcionará aproximadamente 2,7 mil diferentes “oportunidades de viagem”. Juntas, Azul e Gol realizam 1,5 mil decolagens por dia.
O acordo de code-share tem sido visto como um passo em direção a uma possível fusão entre as duas empresas. Recentemente, a Azul teria indicado para fundos de investimento sua intenção de apresentar uma proposta de combinação de negócios com a Gol nos próximos três meses, dentro do processo de recuperação judicial da Gol em curso nos Estados Unidos.
Após especulações e questionamentos da CVM, a Gol afirmou que não há conversas em andamento com nenhum interessado em adquirir ou fundir-se, planejando abrir um processo competitivo para avaliar eventuais propostas, conforme as normas do Chapter 11 da legislação americana.