Congresso derruba aumento do IOF e restabelece alíquotas anteriores

FACHADA DO CONGRESSO NACIONAL 09 06 2025 e1749515258802

Compartilhe este artigo

O Senado e a Câmara aprovaram nesta quarta-feira (25/06) o projeto que revoga o aumento do IOF, imposto que havia sido elevado por decreto presidencial. Com isso, voltam a valer as alíquotas anteriores para operações como câmbio, cartões internacionais e crédito a empresas.

A decisão entra em vigor imediatamente, sem necessidade de sanção presidencial. O aumento derrubado incluía, por exemplo, a alíquota de 3,5% em cartões internacionais, agora retornando a 3,38%. Já na compra de moeda estrangeira em espécie e remessas para o exterior, o imposto volta a 1,1%.

A medida representa um revés fiscal para o governo, que estimava arrecadar R$ 10 bilhões com o aumento. A derrubada, aprovada de forma simbólica, acentuou a tensão entre o Congresso e o Executivo, especialmente após críticas recentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A Medida Provisória que trata da tributação de investimentos como LCI, LCA e debêntures incentivadas segue em tramitação e não foi afetada pela revogação do aumento do IOF.

Conheça Nossas Assinaturas

E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?

Faça como mais de 30 mil investidores escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!

Veja alguns depoimentos de assinantes:

Fale conosco pelo Whatsapp!

Quer alcançar seus objetivos financeiros com confiança e segurança?

Descubra como podemos ajudar a traçar o caminho para o seu sucesso financeiro!

Atendimento Capitalizo:

CAPITALIZO CONSULTORIA E ANÁLISES DE VALORES MOBILIÁRIOS LTDA ­- ME – CNPJ: 27.253.377/0001-09
© – Todos os Direitos Reservados.