A Dasa (DASA3) anunciou nesta sexta-feira (14/06) um acordo com a Amil para a formação de uma das maiores redes de hospitais do país, denominada Ímpar, onde ambas as companhias terão controle igualitário.
A Ímpar contará com 25 hospitais distribuídos pelo Brasil, totalizando 4,4 mil leitos, principalmente na região Sudeste, e uma receita líquida aproximada de 10 bilhões de reais com base em dados de 2023.
Esta transação visa reduzir a dívida líquida da Dasa, que poderá separar sua participação de 50% na Ímpar em uma futura listagem no Novo Mercado da B3, conforme declarou a empresa.
No fechamento da operação, a Ímpar terá uma dívida líquida de 3,85 bilhões de reais, incluindo compromissos financeiros, derivativos, pagamentos de aquisições e impostos parcelados. A Amil não realizará aporte de dívida líquida, contribuindo com 11 hospitais e 1,6 mil leitos para o negócio.
“A ampliação da rede permitirá maior eficiência operacional e potencial de crescimento de receita, buscando uma rentabilidade adequada para empresas desse porte no setor”, afirmou a Dasa em comunicado relevante ao mercado.
O conselho de administração da Ímpar será composto por três representantes de cada empresa e três membros independentes, com decisões tomadas por maioria simples.
Dulce Pugliese de Godoy Bueno, da Amil, será nomeada presidente do conselho, enquanto Lício Tavares Angelo Cintra, da Dasa, ocupará o cargo de presidente-executivo da companhia.