A Ecorodovias (ECOR3) arrematou a concessão da “Nova Raposo” com uma oferta de R$ 2,19 bilhões, o dobro do valor apresentado pela segunda colocada, a EPR (R$ 1,17 bilhões). A CCR, operadora atual, ofertou R$ 1,04 bilhão, e a Via Appia propôs R$ 477 milhões.
O mercado reagiu negativamente à oferta agressiva, com as ações da Ecorodovias (ECOR3) caindo 20%, fechando em R$ 5,35. Apesar do impacto, o CEO Marcello Guidotti defendeu o investimento, destacando o retorno projetado de 16% e comparando o ativo à concessão Sorocabana, que teve métricas semelhantes.
A Nova Raposo exige um investimento de R$ 7,3 bilhões em 20 anos, incluindo obras urbanas e desapropriações estimadas em R$ 1,8 bilhão. A Ecorodovias prevê economias de até 10% no CAPEX com soluções alternativas de engenharia.
A CFO Andrea Fernandes destacou que o cronograma de investimentos é alinhado ao fluxo de caixa do grupo, com maior demanda de recursos apenas a partir do quarto ano. A empresa levantou um empréstimo-ponte para financiar a outorga e avalia reciclagem de ativos maduros para reforçar sua posição financeira.