Estados Unidos e China anunciaram nesta segunda-feira (12/05) um acordo para reduzir temporariamente suas tarifas comerciais, após negociações na Suíça.
As tarifas sobre produtos de ambos os lados cairão de 125% para 10% por um período de 90 dias. A exceção fica para itens chineses ligados ao fentanil, que continuarão com tarifa adicional de 20%.
A trégua marca um alívio nas tensões entre as duas potências e teve reflexos imediatos: ações chinesas dispararam e o yuan atingiu o maior nível em seis meses. A medida reverte parcialmente o embate iniciado após os EUA anunciarem tarifas de 145% no mês passado, seguidas por retaliação chinesa.
Um mecanismo de diálogo bilateral foi criado para dar continuidade às discussões, que poderão ocorrer alternadamente nos dois países ou em território neutro.
Autoridades de ambos os lados celebraram os avanços, ainda que a mídia estatal chinesa tenha ressaltado que a China “não cedeu em seus princípios” e que a iniciativa de buscar um acordo partiu dos Estados Unidos.