O presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou a exportação dos processadores H200 da Nvidia (NVDC34, NVDA) para a China, aplicando uma taxa de 25% sobre as vendas.
A decisão foi comunicada ao presidente chinês, Xi Jinping, e envolve o segundo chip de IA mais avançado da empresa. O Departamento de Comércio ainda finaliza os detalhes, e a regra também valerá para AMD e Intel.
Apesar da liberação, o governo decidiu manter proibida a exportação dos chips Blackwell, mais avançados. A Casa Branca buscou evitar um bloqueio total ao acesso chinês, o que poderia acelerar o avanço de fabricantes locais como a Huawei.
Trump anunciou a medida na Truth Social após reunião com Jensen Huang, CEO da Nvidia.
Segundo o Institute for Progress, o H200 é quase seis vezes mais potente que o H20, chip mais avançado que hoje pode ser exportado legalmente à China. Já os modelos Blackwell são ainda mais rápidos, podendo ser até dez vezes superiores ao H200 em algumas tarefas.
Nos últimos meses, o governo chinês recomendou que empresas locais evitassem comprar versões adaptadas dos chips da Nvidia para o mercado chinês, como H20, RTX 6000D e L20.