Governo aciona STF para tentar reverter suspensão do aumento do IOF

80D1A15B 0C85 4F03 81A2 4D577EECD546

Compartilhe este artigo

O governo federal protocolou nesta terça-feira (01/07) uma Ação Declaratória de Constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para tentar restabelecer os efeitos do decreto que aumentou as alíquotas do IOF sobre crédito, câmbio e seguros.

A medida foi apresentada pela AGU, a pedido do presidente Lula, após o Congresso ter derrubado o decreto por meio de um Projeto de Decreto Legislativo na semana passada.

Segundo o ministro da AGU, Jorge Messias, a revogação do decreto pelo Legislativo violou o princípio da separação de Poderes e gerou insegurança jurídica, prejudicando a política econômica.

A AGU argumenta que o decreto presidencial é constitucional e que sua anulação configura um precedente perigoso, já que o Congresso só pode sustar atos do Executivo em casos excepcionais de inconstitucionalidade evidente, o que, segundo o governo, não ocorreu.

A decisão do Congresso frustrou uma arrecadação estimada de R$ 10 bilhões em 2025 e acirrou a crise política entre o Planalto e o Legislativo, com críticas à articulação do governo e ao processo de votação do PDL.

Conheça Nossas Assinaturas

E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?

Faça como mais de 30 mil investidores escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!

Veja alguns depoimentos de assinantes:

Fale conosco pelo Whatsapp!

Quer alcançar seus objetivos financeiros com confiança e segurança?

Descubra como podemos ajudar a traçar o caminho para o seu sucesso financeiro!

Atendimento Capitalizo:

CAPITALIZO CONSULTORIA E ANÁLISES DE VALORES MOBILIÁRIOS LTDA ­- ME – CNPJ: 27.253.377/0001-09
© – Todos os Direitos Reservados.