Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 04/03/2024
Olá, tudo bem?
Seguem as principais notícias dessa segunda-feira:
Inflação em São Paulo registra alta de +0,46% em fevereiro
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo apresentou um aumento de 0,46% em fevereiro, mantendo-se estável em relação à variação de janeiro e à terceira quadrissemana do mês passado.
Os dados foram divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira (04/03).
O resultado de fevereiro superou as estimativas das instituições de mercado consultadas, que esperavam altas entre +0,40% e +0,44%, com mediana de +0,43%.
No acumulado do primeiro bimestre, o IPC-Fipe registrou uma inflação de +0,92%. Nos últimos 12 meses até fevereiro, o índice apresentou um avanço de +3%, também acima das expectativas.
No segundo mês de 2024, dois dos sete componentes do IPC-Fipe ganharam força: Habitação, passando de +0,04% em janeiro para +0,47% em fevereiro, e Transportes, de +0,34% para +0,86%.
Vale lembrar que em relação a economia brasileira, seguimos confiantes em nossa tese de acomodação na inflação. Isso deve permitir que o banco central continue imprimindo seu ritmo de corte nas taxas de juros.
Resumo do Mercado
Nos Estados Unidos, o S&P500 encerrou o dia com uma baixa de -0,12%.
Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, caiu -0,65%.
Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Sergio Neto comenta a respeito de notícias e fatos relevantes de Valid (VLID3) e Americanas (AMER3).
Já no artigo “Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%”, explicamos nossa estratégia Long&Short, com operação casada (simultânea), que já rendeu +600%.
As ações para ficar de olho essa semana
No vídeo de hoje, trazemos o nosso tradicional quadro, falando a respeito do que aconteceu na última semana e as ações que podem ter uma movimentação diferenciada nos próximos dias:
Fechamento do Mercado
🗓️ Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
📊 Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%
A estratégia de Long&Short consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantém uma posição vendida em um ativo e uma comprada em outro.
Na Capitalizo, esse tipo de operação faz parte das nossas recomendações na assinatura Full Trader desde 2017 – com resultados fantásticos, diga-se de passagem:
Como ficamos com uma posição neutra (mesmo valor comprado e vendido), o intuito é o de ganhar com a diferença dos preços dos ativos.
Além disso, as operações de Long&Short são o que chamamos de não-direcionais, ou seja, em que podemos ganhar dinheiro tanto com o mercado subindo ou caindo.
E, o melhor de tudo: com apenas 10 minutos por dia você consegue acompanhar todas as nossas recomendações.
Quer saber mais a respeito?
Confira o nosso texto de hoje:
📌 Artigo | Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%
Um abraço e ótimos investimentos
Tiago Prux
↪️ Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa
📌 Acionista da Valid (VLID3) propõe exclusão da ‘Poison Pill’ do estatuto social
O acionista da Valid (VLID3), Organon Master Fia, propôs a exclusão da cláusula conhecida como ‘poison pill’ do Estatuto Social da companhia.
A proposta será avaliada pela administração da Valid e, caso aprovada, será submetida aos acionistas para deliberação em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
A ‘poison pill’ é uma cláusula que exige que um acionista que atinge um determinado percentual do capital faça uma oferta com prêmio por toda a companhia em caso de uma aquisição hostil.
O conselho de administração da Valid deliberou, por unanimidade e sem ressalvas, orientar a diretoria a contratar um assessor jurídico para analisar a proposta e apresentar uma análise ao conselho de administração.
Acreditamos que o movimento está relacionado a um possível interesse da Organon em manter ou até aumentar sua posição nas ações da Valid.
Vale lembrar que dentro dos fundos da Organon, a Valid já é uma posição relevante. Logo, a retirada da cláusula de “poison pill” tornaria a manutenção ou aumento de posição algo mais flexível.
📌 Americanas (AMER3) recebe notificação sobre exercício de direito de venda de acionistas da Uni.Co
A Americanas (AMER3) divulgou na última sexta-feira (01/03) que recebeu notificação indicando que acionistas minoritários da Uni.Co, detentores de 30% do capital social da empresa que controla as franquias Puket e Imaginarium, decidiram exercer o direito de vender suas ações para a Americanas por um montante de 106,9 milhões de reais.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Americanas informou que está avaliando os termos da notificação e se manterá atualizada, fornecendo informações aos acionistas e ao mercado conforme necessário.
No ano passado, a Americanas desistiu de vender sua participação na Uni.Co, que havia sido adquirida em 2021, devido à consideração de que as ofertas recebidas não refletiam adequadamente o valor real do ativo.
A empresa havia contratado o Citigroup como assessor financeiro para essa operação.
Um abraço e bons investimentos
Sérgio
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 27 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!