O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou uma variação de +0,61% em julho, abaixo da taxa de +0,81% registrada em junho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com esse resultado, o IGP-M acumula uma alta de +1,71% no ano e de +3,82% nos últimos 12 meses.
Em julho de 2023, o índice havia registrado uma taxa de -0,72% no mês e uma queda acumulada de +7,72% em 12 meses. Apesar da desaceleração, o IGP-M de julho superou a expectativa dos analistas da LSEG, que projetavam uma inflação de +0,47% para o mês.
André Braz, coordenador dos índices de preços do FGV/Ibre, destacou que os três componentes do IGP-M desaceleraram de junho para julho. Embora a desvalorização cambial e os reajustes de preços administrados, como gasolina e energia, tenham influenciado, os índices subiram menos neste período.
A nota também ressaltou a queda significativa nos preços dos alimentos in natura e a menor alta da mão de obra no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), fatores que contribuíram para a redução da inflação.