Menos de um mês após a Allos (ALOS3) anunciar a desistência da compra do Shopping Rio Sul, a administradora de shoppings Iguatemi (IGTI11) revelou a aquisição de uma fatia do empreendimento. A compra será feita em parceria com o fundo imobiliário BB Premium Malls (BBIG11).
Conforme comunicado ao mercado nesta segunda-feira (08/07), ambos firmaram um acordo com a Combrashop, que detém 54% do ativo.
Anteriormente, a Combrashop havia exercido o direito de preferência na transação, levando a participação do FIP Retail, o outro dono do shopping. Agora, a Combrashop negociou parte dessa fatia com a Iguatemi e o BBIG11.
A Iguatemi pagará R$ 360 milhões por uma participação de 16,6%, enquanto o FII BBIG11 ficará com 33,3% e a Combrashop manterá 50,1% do ativo. Além disso, a Iguatemi será contratada como administradora do empreendimento.
“A oportunidade de investimento está alinhada à estratégia da Iguatemi de estar presente nas principais propriedades, nos mercados mais importantes do país, fortalecendo o seu portfólio de ativos”, afirmou a empresa no comunicado.
O Rio Sul, localizado em Botafogo, é o primeiro shopping construído no Rio de Janeiro e é considerado um “trophy asset” devido à sua raridade e alta demanda entre investidores. A Iguatemi destacou a qualificação do entorno do shopping, com 81% dos domicílios habitados por famílias das classes A e B, e uma renda média duas vezes maior que a da cidade.
O empreendimento está situado em uma região estratégica, próxima a bairros renomados como Ipanema, Copacabana e Leblon, além de pontos turísticos icônicos da cidade.
A Iguatemi ressaltou a robusta performance financeira do Rio Sul nos últimos três anos, com crescimento anual de dois dígitos na receita líquida entre 2021 e 2023. Estima-se um cap rate implícito de 11% e uma TIR de 17,1% para o investimento.