Durante praticamente toda a minha carreira no mercado financeiro, eu, Tiago, tive a oportunidade de conversar com (literalmente) milhares de investidores, tanto em reuniões presenciais quanto por telefone.
Da mesma forma que conheci investidores extraordinários (pessoas focadas em ganhar dinheiro), eu também tive contato com uma grande maioria de pessoas que ou perdiam ou nunca iriam ganhar dinheiro.
Quando eu trabalhava como assessor de investimentos, tentava auxiliar da melhor forma possível, explicando o funcionamento do mercado e quais os riscos e retornos que a pessoa teria em cada tipo de investimento.
Sempre considerei o meu trabalho bastante diferenciado, mas nem sempre ele se convertia em mais ganhos para os meus clientes.
Isso acontecia porque, na maioria das vezes, eu esbarrava no mesmo problema: as pessoas não faziam o que era indicado ou então continuavam sem seguir um plano para buscar ganhos consistentes.
Ou seja, assim como já comentei algumas vezes, não ter ou, principalmente, não seguir uma Estratégia, acaba trazendo perdas para a maior parte dos investidores.
OS INVESTIDORES FORAM FEITOS PARA PERDER DINHEIRO
Com o tempo, eu concluí que os investidores perdiam dinheiro, mesmo no longo prazo, pois eles eram “feitos” para que isso acontecesse.
Do lado do investidor, não somente a falta de uma Estratégia costuma “moldar” um investidor perdedor. Via de regra, as pessoas não têm disciplina, nem paciência para seguir um plano.
Não ter um planejamento faz com que o investidor não saiba o que fazer e isso costuma ser fatal, pois abate os investidores, os deixa com a “cabeça fora do lugar”.
O resultado é “jogar tudo para o alto” e, depois de duras perdas, desistir.
Além desses fatores ligados ao próprio investidor, o mercado também ajuda a “moldar” um investidor perdedor.
Notícias de curto prazo (política, economia, guerras etc.), a sensação de que “o mundo vai acabar” e a alta volatilidade dos mercados deixam quem não tem uma boa Estratégia totalmente perdido e também muito suscetível a perder dinheiro.
A parte boa de tudo isso é que cabe ao próprio investidor decidir se ele será um vencedor ou um perdedor. É a chamada “pergunta de US$ 1 milhão de dólares”:
“Eu, de verdade, quero ter e seguir um plano capaz de me gerar ganhos consistentes?”
Quem não é capaz de minimamente se dedicar a isso com disciplina e paciência tem pouquíssimas chances de ter sucesso no mercado financeiro.
VIRANDO A CHAVE: SAI O INVESTIDOR AMADOR, ENTRA O PROFISSIONAL
Quando montamos a Capitalizo, o plano era claro: ter as melhores estratégias do mercado, com os melhores resultados.
Queremos que os investidores atuem como profissionais e é isso que oportunizamos. Esse é um mercado que não tem espaço para amadorismo. O dinheiro e, principalmente, a Bolsa não aceitam desaforos.
Hoje, posso dizer que temos estratégias fantásticas que, entre ganhos e perdas, têm gerado muito dinheiro. Porém, é preciso ter o perfil adequado para seguir exatamente o que foi planejado.
Sei que nem sempre é simples atuar de forma profissional, mas tenho certeza que é muito mais fácil do que enfrentar os problemas que investir mal pode gerar.
Conte conosco nessa jornada.
Um abraço e ótimos investimentos!
Tiago Prux
CONHEÇA A CARTEIRA TIAGO PRUX
A Carteira Tiago Prux foi pensada e estruturada para você que segue a filosofia do Buy and Hold e que quer se tornar um investidor global.
Com essa estratégia, bastam 10 minutos por mês para você manter sua carteira 100% atualizada e “à prova de crises”.
Entenda a Estratégia da Carteira no vídeo abaixo: