Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Esses dias me perguntaram qual foi o meu maior acerto em 2021. Sei que como respostas dessas perguntas, as pessoas querem que eu fale o código de uma ação ou que eu tenha na minha carteira as ações que mais subiram no ano. Confesso que a principal posição no meu portfólio é uma das maiores alta de 2021, mas não foi esse meu maior mérito.

Meu maior acerto em 2021 foi de seguir exatamente as estratégias propostas antes do ano começar. O maior desafio do investidor, e o que vai fazer ele ganhar dinheiro ao longo do tempo, não é acertar a principal alta do ano, mas sim, não se sabotar e seguir o que foi planejado.

É importante que a nossa estratégia seja clara, objetiva. Ela deve responder perguntas do tipo: como dividir a minha carteira e apontar quando comprar e quando vender os ativos do meu portfólio - e claro, os motivos desses movimentos.

Além disso, de nada adianta ter uma estratégia se eu não tiver disciplina para seguir o plano. O ser humano, por natureza, tende a se sabotar e encontrar alguma desculpa para fugir do que foi proposto. E isso pode ser a ruína no mundo dos investimentos. E, para investir no longo prazo, você vai precisar de muita disciplina, até porque mesmo que possa parecer ser simples, por exemplo, investir todos os meses, sabemos que na prática, muitos não conseguem fazer. Da mesma forma que fazer exercícios 1 hora por dia e tomar 2 litros de água diariamente, parece uma tarefa trivial, mas muito por não ter disciplina não conseguem fazer.

E, finalmente, como tudo nessa vida, é preciso de (muita) paciência. Como eu costuma falar, boa parte dos investidores acham que ação é que nem foguete e que ela deveria disparar assim que eu comprar. Relembrando que, por melhor que sejam nossas estratégias, o mercado pode passar algum tempo operando na direção contrária a nossa e, nesses momentos, é preciso uma dose de paciência. Fico imaginando se na primeira grande crise que eu passei, em 2008, eu tivesse desistido por não ter tido paciência com a queda das ações, o quanto de dinheiro eu teria deixado de ganhar.

Justamente não ter um plano é o que leva a maioria das pessoas a perder dinheiro na bolsa. E não é possível ter consistência ao longo do tempo sem ter uma boa estratégia. Lembrando que, uma boa estratégia, não vai nos garantir ganhar sempre, mas vai nos manter vivos no mercado e evitar tragédias. A consequência natural desse processo acaba ser ganhar dinheiro.

Como diria o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan: "Temos que ser fiéis aos nossos planos. Não existem atalhos.''

Um abraço e bons investimentos

Desempenho (Mês, Ano, 12 meses, 24 meses)

Confira, na tabela abaixo, o desempenho em rentabilidade da Carteira Tiago Prux no mês, no ano e nos últimos 12 meses frente ao Ibovespa, S&P500 e CDI:

Indicador Dez/21 Em 2021 12 meses
Carteira Tiago Prux Longo Prazo +0,45% +26% +41%
S&P500 2,6% 24% 27%
Ibovespa 4,5% -10,5% -6%
CDI 0,12% 3,7% 3,8%

Desempenho desde Abril de 2017:

E você, quer ir em busca de rentabilidades como essas?

Se você busca encontrar boas oportunidades em ativos para o longo prazo, então você precisa conhecer a nossa assinatura Carteiras Capitalizo. Nela você encontra a Carteira Tiago Prux de Longo prazo, a carteira campeã de rentabilidade.

E mais! Sendo cliente Capitalizo, você também tem acesso à:

✅ Canais de atendimento exclusivos para dúvidas via WhatsApp e Telegram
✅ Análise gratuita dos seus investimentos
✅ Mentorias exclusivas para clientes direto com nossos especialistas

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.