Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Já faz algum tempo que passei a me identificar como um "Investidor Global". Percebi que o que mais importa é buscar as melhores oportunidades de investimentos seja lá onde elas estiverem. 

Esse processo se acelerou quando montamos a Capitalizo, em 2017, época em que a minha Carteira começou a ser montada pelos nossos analistas da casa. 

Até hoje não havia feito nenhum estudo quantitativo para ver o quanto valeu a pena ter feito esse movimento em direção a pensar e investir globalmente, quando me deparei com uma postagem feita pelo nosso setor de marketing, no Instagram da Capitalizo

Nessa postagem é colocado o gráfico abaixo, que mostra o quando teria sido o rendimento da Carteira Tiago Prux de Longo Prazo com e sem os ativos internacionais:

Confesso que fiquei surpreso com a diferença. Considerando o período de 14/04/2017 até 06/01/2022, o retorno da Carteira foi de 343%. Caso tivesse excluído os ativos internacionais, o ganho total teria caído para 174%. No mesmo período, o Ibovespa subiu pouco mais de 31% e o S&P 101%. 

O mais incrível é que boa parte da minha Carteira de Ações brasileiras, é composta por empresas que atuam fora do Brasil - diretamente ou com exportações. Ou seja, se a minha Carteira fosse 100% mercado interno, os resultados teriam sido muito ruins. 

Não tomo isso como um sinal de investir apenas lá fora, pelo contrário existem várias empresas brasileiras que são verdadeiras líderes ou que competem de igual para igual ao redor do mundo. Porém, esses números são claros: ser um investidor global faz todo o sentido, além de ter sido mais rentável nos últimos anos.

Abaixo mostramos alguns dados que mostram a importância de se investir no exterior

A participação do PIB Brasileiro no mundo saiu de 3,2% no começo da década de 1980 para cerca de 2,3% em 2020. Ou seja, nos últimos 40 anos a economia brasileira cresceu menos do que a taxa de crescimento econômico mundial, e como resultado perdeu espaço na fatia mundial do PIB.

Já no gráfico abaixo vemos os principais exportadores de serviços e a sua participação nas exportações mundiais, o Brasil contribui em apenas 0,6% para a exportação mundial, enquanto que os Estados Unidos respondem por mais de 13,5% das exportações mundiais.

Se você busca encontrar boas oportunidades em ativos para o longo prazo, então você precisa conhecer a nossa assinatura Carteiras Capitalizo!

Confira também os resultados das nossas Carteiras de Ações de Longo Prazo em 2021. Essas Carteiras também fazem parte do Carteiras Capitalizo:

___

Analistas Responsáveis

Danillo Sinigaglia Xavier Fratta, CNPI-T EM-1795
Roberto Martins de Castro Neto, CNPI EM-2423

___

Importante: leia nosso Disclosure antes de investir.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado financeiro? Conheça o nosso Canal no Youtube e inscreva-se.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capitalizo Análises e Recomendações – CNPJ: 27.253.377/0001-09 
© 2022 – Todos os Direitos Reservados.