Quando se está perdendo dinheiro na Bolsa, é muito importante que o investidor aja da forma mais racional possível.
Sei que isso nem sempre é fácil.
Porém, de nada adianta deixar o lado emocional tomar conta e tomar atitudes que possam prejudicar ainda mais a sua carteira de investimentos — como, por exemplo, sair vendendo tudo a qualquer preço por medo.
Além disso, sentimentos como o conformismo podem aparecer, fazendo com que o investidor “largue tudo de mão”, em vez de ajustar o que pode estar errado.
Abaixo, destaco três pontos importantes que sempre respeitei como investidor e que nossos analistas carregam como mantra quando as coisas parecem não andar como deveriam — e que também podem te ajudar:
▶ TER CALMA
A primeira dica é manter-se calmo. Quem tem calma, erra menos.
Movimentações de desvalorização são normais no mercado. Qualquer ação que está sendo negociada na Bolsa há pelo menos 5 anos já subiu ou caiu 30%, 50% ou mais.
Essa volatilidade faz parte da natureza do mercado de ações.
Além disso, manter a calma evita movimentos impensados, como sair “comprando ou vendendo” tudo a qualquer preço.
▶ NÃO ABANDONE SEUS INVESTIMENTOS
Muitos investidores compram ações, mas não têm a menor ideia do que estão fazendo.
Normalmente, esse tipo de investidor sequer cogita (de forma equivocada) que o mercado pode cair. Quando as quedas acontecem, ele diz que “a Bolsa é uma furada” ou “que é um jogo” — e costuma abandonar suas aplicações.
Jamais faça isso.
Na verdade, o investidor que entrou “de qualquer jeito” no mercado é o que mais precisa ajustar sua carteira de ações e entender o que vale a pena manter ou não.
Diversas ações caem no curto prazo, essencialmente por movimentos especulativos, e podem se recuperar.
Da mesma forma, existem várias ações de empresas ruins. Infelizmente, se a empresa for ruim e a queda for grande, é possível que a recuperação demore anos — ou jamais aconteça.
▶ TER ESTRATÉGIA
Infelizmente, a maioria dos investidores ainda começa a investir sem ter um plano ou uma estratégia.
Claro que isso não garante ganhos, mas nos orienta sobre o que fazer em cada situação. Ter uma estratégia permite se preparar e saber como agir — e isso faz toda a diferença.
Gosto de citar como exemplo o povo japonês. O Japão é um país frequentemente afetado por terremotos. Infelizmente, os japoneses não conseguem prevê-los.
Porém, eles conseguem se preparar para quando um terremoto acontece. Eles não evitam totalmente a perda de vidas, mas os mesmos abalos sísmicos, em países menos preparados, costumam se transformar em grandes tragédias.
Na Bolsa de Valores, a lógica é parecida: é impossível evitar perdas — ainda que momentâneas. Mas uma boa estratégia e uma carteira de ações bem montada reduzem drasticamente as chances de uma tragédia nos seus investimentos.
Como aqui na Capitalizo a equipe de analistas respeita fielmente esses pontos, nossos resultados, mesmo com todo o “sobe e desce” da Bolsa, são muito acima da média do mercado.
Além disso, sempre sabemos o que fazer diante de cada acontecimento — seja ele positivo ou negativo.
TENHA CONTROLE SOBRE SEUS INVESTIMENTOS
Caso você queira manter o controle dos seus investimentos, não queira mais investir sozinho e entenda que seguir estratégias profissionais faz mais sentido para evitar perdas na Bolsa, então junte-se a nós!
Um abraço e ótimos investimentos!