O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou nesta sexta-feira (22/08) que cortes na taxa de juros podem ser considerados, mas não deu compromisso firme, em discurso na conferência de Jackson Hole.
Powell destacou que o mercado de trabalho mostra sinais de enfraquecimento, com desaceleração na oferta e na demanda por trabalhadores, aumentando os riscos de queda no emprego.
Ao mesmo tempo, ressaltou que pressões inflacionárias, especialmente decorrentes de tarifas, ainda representam risco e precisam ser monitoradas.
O discurso abre espaço para um possível corte de juros na reunião do Fed de 16 e 17 de setembro, mas Powell enfatizou que decisões dependerão de relatórios de emprego e inflação a serem divulgados antes do encontro.
Ele também anunciou uma nova estrutura estratégica do Fed, reforçando que o mandato de emprego máximo deve considerar a estabilidade de preços. O chair, cujo segundo mandato termina em maio, disse que pretende cumpri-lo integralmente, apesar das pressões do ex-presidente Trump para renúncia.