A produção nas fábricas dos Estados Unidos subiu +0,4% em junho, superando as expectativas de economistas que previam um aumento de +0,2%, informou o Federal Reserve nesta quarta-feira (17/07).
Esse crescimento contribuiu para uma sólida recuperação no segundo trimestre, apesar dos custos mais altos de empréstimos que ainda limitam o setor industrial.
Em maio, a produção das fábricas foi revisada para cima, mostrando um aumento de +1,0%, acima do relatório inicial de+ 0,9%.
Anualmente, a produção fabril aumentou +1,1% em junho. No segundo trimestre, a produção das fábricas subiu a uma taxa anualizada de +3,4%, recuperando-se da queda de -1,3% no primeiro trimestre.
O setor de manufatura, responsável por 10,4% da economia dos EUA, enfrenta desafios devido às altas taxas de juros, que restringem a demanda por bens e dificultam o investimento em capital. Contudo, há otimismo de que a atividade fabril possa se recuperar, com a expectativa de que o Federal Reserve comece a afrouxar sua política monetária em setembro, diante da queda da inflação.
A produção de mineração aumentou +0,3% em junho, após uma queda de -0,7% em maio. Já a produção de serviços públicos subiu +2,8%, depois de um aumento de +1,9% no mês anterior. A produção industrial geral avançou +0,6% em junho, após um aumento de +0,9% em maio.