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Small Caps são ações de baixa capitalização. Além de ter um baixo valor de mercado, normalmente uma Small Cap possui um forte potencial de valorização/crescimento. Podemos afirmar isso porque uma companhia menor pode ter a possibilidade de ter um crescimento mais acelerado, quando comparada a uma empresa maior.

Pensando nisso, é fundamental para o investidor de longo prazo diversificar sua carteira de ações com boas Small Caps.

O Ranking

Realizamos um estudo com o retorno acumulado das principais Small Caps que acompanhamos ou recomendamos. Na lista constam as ações, de empresas com valor de mercado inferior a R$5 bilhões, com melhor desempenho em 2020.

Além disso, comparamos as variações das ações em relação ao Ibovespa (IBOV) e ao SMLL, índice de Small Caps da B3. Consideramos o fechamento em 22/06/2020:

As empresas

Locaweb (LWSA3)

Iniciando suas atividades em 1998, a Locaweb é uma empresa que abriu seu capital na B3 recentemente (fevereiro de 2020), sendo especializada em oferecer serviços de hospedagem de sites, revenda de Host, registro de domínio e computação em nuvem. Atualmente, possui um valor de mercado na casa de R$ 4,2 bilhões.

Contando com um market share de pouco mais de 26% no mercado de Hosting, a companhia detém atualmente mais de 350 mil clientes ativos, com uma base bem diversificada e fidelizada, sendo composta em cerca de 74% de micro e pequenas empresas.

A Locaweb detém liderança em um mercado altamente fragmentado, focando sua expansão via aquisição de outras companhias, algo comum neste segmento. Dentre as compras mais recentes destaque para a KingHost, Cluster2Go e Tray.

Entretanto, existem alguns pontos negativos que merecem ser elucidados. Além de estar inserida em um setor que detém barreiras de entrada mais reduzidas, a Locaweb ainda possui pouco tempo de capital aberto em bolsa.

Vale ressaltar que este último ponto não reflete obrigatoriamente um ponto negativo. Ele apenas se torna um agravante pelo fato de ainda não se conhecer um grande histórico do comportamento da empresa com seu capital aberto.

A Locaweb apresentou bons resultados no primeiro trimestre de 2020, demonstrando um crescimento de 23,6% de suas receitas, na comparação com o 1T19, atingindo a marca de R$ 104,5 milhões. O lucro líquido ajustado também reportou acréscimo de 29,7%, finalizando o trimestre com R$ 4,4 milhões.

CSU (CARD3)

A CSU foi fundada em 1992 e atualmente conta com um valor de mercado próximo de R$ 580 milhões. Com escritórios localizados nas regiões de Recife/PE, Belo Horizonte/MG e na grande São Paulo/SP, a companhia atua em basicamente três frentes de negócio, sendo líder de mercado.

Há a divisão CSU.CardSystem, para processamento e administração de meios de pagamento. Também, a companhia atua oferecendo soluções de marketing, e-commerce e programas de fidelidade, por meio da CSU.MarketSystem. Por fim, a CSU.Contact traz soluções de contact center e BPO (Business Process Outsourcing).

Considerada uma das grandes vantagens da empresa, a CSU não detém qualquer vínculo societário ou de exclusividade em relação a seus clientes. Essa independência fortalece sua capacidade de venda de serviço, beneficiando a conquista de novos clientes.

Entretanto, isto também pode ser visto como um risco para a companhia, uma vez que seus clientes podem decidir por internalizar os serviços prestados pela CSU. Inclusive, este é um problema que já ocorreu no passado.

A empresa apresentou bons resultados no primeiro trimestre de 2020, com a receita líquida crescendo 11,6% na comparação com o 1T19. O lucro líquido atingiu a marca de R$ 9,3 milhões, demonstrando mais de 100% de alta em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao analisarmos as três frentes de negócio separadamente, vemos que a divisão CSU.CardSystem apresentou crescimento de 19,0%, na comparação anual do número de cartões cadastrados, chegando à marca de quase 24 milhões de cartões ao final de março. Já a divisão CSU.MarketSystem reportou novo recorde de volume financeiro transacionado, atingindo R$ 80,0 milhões no 1T20, com uma forte expansão de 23,3% entre os anos. Por fim, a CSU.Contact demonstrou uma média de 2.093 posições de atendimento faturadas, com crescimento de 6,1% na comparação anual.

Camil (CAML3)

A Camil iniciou suas atividades em 1963 ainda como uma cooperativa agrícola, abrindo seu capital na bolsa apenas em 2017. Atualmente, a companhia possui um valor de mercado de aproximadamente R$ 4,0 bilhões.

Com mais de 55 anos de história, a Camil atravessou processos de reestruturação societária, na década de 90, e de internacionalização, a partir de 2007. Por isto, a empresa atualmente exporta para mais de 60 países ao redor do globo. Dentre estes mais de 55 anos, a companhia demonstrou uma estratégia de expansão baseada em aquisições.

Neste ano, a Camil realizou a compra de uma empresa de pet food (alimentação animal) no Chile. Destaque para a marca de ração para cachorros, a Cannes, que detém quase 11% do mercado chileno. Também, há a linha Feline Premium, de ração para gatos, possuindo em torno de 2% do mercado do mesmo país.

Nos dias de hoje, a Camil possui cerca de 27 unidades de processamento e 16 centros de distribuição, com operações no Uruguai e Peru, além de Chile e Brasil. A companhia detém a liderança de produção e distribuição de arroz nestes quatro países e, também, de açúcar em nosso país. Por aqui, ainda há destaque para o segundo lugar no mercado de sardinha e atum.

Como destaque negativo da companhia, cabe elucidar a forte dependência do preço de commodities, o que pode pressionar os resultados em determinados momentos. Inclusive, o próprio exercício social da Camil e suas controladas finaliza ao final de fevereiro, com o intuito de alinhar a data com o ciclo de colheita da safra de arroz. Por conta disto, a empresa divulgará seus resultados do 1T20 apenas no dia 07 de julho de 2020.

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Daniel Karpouzas Barcellos, CNPI EM-1855

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