A Suzano (SUZB3), líder mundial em produção de celulose de eucalipto, anunciou a compra de 15% da empresa austríaca Lenzing, marcando sua entrada no mercado têxtil global.
Reconhecida por suas tecnologias inovadoras na produção de fibras têxteis a partir da celulose, a Lenzing é uma das maiores produtoras de viscose do mundo, com vendas de 2,52 bilhões de euros no ano passado.
O acordo, assinado na noite de terça-feira (11/06), envolve um pagamento de 229,9 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) e está sujeito a aprovações regulatórias, com previsão de conclusão no último trimestre deste ano. A Suzano financiará a transação com recursos próprios.
Além da participação acionária, a Suzano terá o direito de indicar dois membros para o conselho de administração da Lenzing, composto por 11 membros.
A empresa brasileira também possui a opção de adquirir mais 15% de participação até o final de 2028, o que a tornaria a maior acionista da Lenzing.
O preço acordado pela Suzano é de 39,70 euros por ação, representando um prêmio de quase 23% sobre o preço de fechamento das ações da Lenzing na terça-feira (11/06), que foi de 32,30 euros.