A Vulcabras (VULC3), proprietária das marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno, divulgou os resultados do segundo trimestre de 2024 (2T24) com lucro líquido estável em R$ 140 milhões.
O crescimento de 5% nas vendas líquidas foi impulsionado principalmente pelo aumento no mix/preço de produtos, apesar da estabilidade nos volumes (-1% em relação ao ano anterior), impactados por um cenário macroeconômico e competitivo desafiador no Brasil, além de exportações ainda fracas da Argentina e Peru.
O canal de vendas diretas ao consumidor (DTC) permaneceu robusto, com o e-commerce crescendo 73% em comparação ao ano passado e representando 13% das vendas totais. No entanto, as deduções brutas de vendas foram afetadas negativamente pela cobrança de PIS/COFINS sobre subvenções, totalizando R$ 8 milhões, conforme a aprovação da MP 1185.
A geração de caixa foi positiva em R$ 80 milhões, refletindo melhores resultados operacionais.
Em relação às estratégias corporativas, a Vulcabras anunciou a expansão de seu programa de recompra de ações, elevando o total de 5 milhões para 10 milhões de ações. Atualmente, a empresa possui cerca de 2 milhões de ações em tesouraria, o que corresponde a 2% das ações em circulação.
Além disso, a Vulcabras estabeleceu um cronograma de pagamento de dividendos mensais no valor de R$ 0,125 por ação. A empresa também ressaltou a possibilidade de pagar dividendos extraordinários, caso não identifique oportunidades de investimento relevantes no curto prazo.