Destaques da Economia e do Mercado Hoje – 21/11/2023
Olá, tudo bem?
Seguem as principais notícias dessa terça-feira:
Prévia do IGP-M dentro do esperado
O IGP-M avançou +0,61% na segunda prévia de novembro, comparado à alta de +0,64% registrada em outubro, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira, (21/11).
Esse movimento foi impulsionado pela desaceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que subiu para +0,74% nesta leitura, contra +0,83% na segunda prévia de outubro.
Além disso, houve uma redução no Índice Nacional da Construção Civil (INCC-M), atingindo +0,26%, em comparação com +0,28% no mês anterior.
No entanto, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) teve um aumento para +0,30% na segunda prévia de novembro, após registrar +0,14% na mesma leitura de outubro.
Vale lembrar que em relação a economia brasileira, seguimos confiantes em nossa tese de acomodação na inflação. Isso deve permitir que o banco central continue imprimindo seu ritmo de corte nas taxas de juros.
Resumo do Mercado
Nos Estados Unidos, o S&P500 fechou o dia em baixa de -0,20%.
Enquanto isso, o IBOVESPA, principal Índice do mercado brasileiro, caiu -0,26%.
Na coluna “Giro do Mercado”, o nosso analista Roberto Martins comenta a respeito dos fatos relevantes de Marfrig (MRFG3) e Ferbasa (FESA4).
Conteúdos do Dia (Colunas, Vídeos e Artigos)
📹 | Vídeo (Tiago Prux) | BOLSA BOMBANDO E 10 AÇÕES EM PONTO DE COMPRA NO CURTO PRAZO | CSAN3, LREN3, MRVE3, BRSR6, LIGT3
💰 | De Investidor para Investidor (Tiago Prux) | A Importância da Diversificação no Exterior
📊 | Full Trader (Murilo Lima) | Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%
Fechamento do Mercado
🗓️ Agenda de Dividendos
Confira as ações que pagarão proventos nos próximos dias. Os valores levam em conta Dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP):
💰 A Importância da Diversificação no Exterior
Atualmente, alternativas não faltam para investir no exterior: Fundos, abertura de conta no exterior, ETFs, BDRs, etc.
Porém, mesmo não existindo mais “desculpas”, a grande maioria dos investidores brasileiros ainda não têm dinheiro em ativos internacionais.
Será que isso faz sentido? No nosso entendimento, não!
Entenda como é importante investir no exterior para melhorar os seus resultados, em uma Carteira de Ações de Longo Prazo:
📌 Artigo | A Importância da Diversificação no Exterior
Aproveite para conferir o desempenho histórico da Carteira Tiago Prux, nosso portfólio global de ações:
Um abraço e ótimos investimentos
Tiago
📊 Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%
A estratégia de Long&Short consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantém uma posição vendida em um ativo e uma comprada em outro.
Na Capitalizo, esse tipo de operação faz parte das nossas recomendações na assinatura Full Trader desde 2017 – com resultados fantásticos, diga-se de passagem:
Como ficamos com uma posição neutra (mesmo valor comprado e vendido), o intuito é o de ganhar com a diferença dos preços dos ativos.
Além disso, as operações de Long&Short são o que chamamos de não-direcionais, ou seja, em que podemos ganhar dinheiro tanto com o mercado subindo ou caindo.
E, o melhor de tudo: com apenas 10 minutos por dia você consegue acompanhar todas as nossas recomendações.
Quer saber mais a respeito? Confira o nosso texto de hoje:
📌 Artigo | Long&Short Capitalizo: Como alcançamos um retorno superior a +600%
Um abraço e bons trades
Murilo
↪️Giro do Mercado: a análise e notícias das principais empresas da bolsa
📌 Ferbasa (FESA4) fará desdobramento de ações
O Conselho de Administração da Ferbasa (FESA4) chamou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) agendada para o próximo dia 20 de dezembro.
Nessa reunião, será avaliada a proposta de desdobramento das ações da empresa.
Caso aprovada, a operação resultará no desdobramento de todas as 88,32 milhões de ações existentes, dividindo-as na proporção de 1 para 4, sem alterar o capital social.
📌 Marfrig (MRFG3) aprova recompra de ações
O Conselho de Administração da Marfrig (MRFG3) aprovou um programa de recompra de até 31 milhões de ações próprias, equivalente a 9,30% das ações em circulação.
O objetivo principal é maximizar o valor para os acionistas, visando uma administração eficiente da estrutura de capital e o uso adequado dos recursos na compra dessas ações no mercado de valores.
O prazo para essas aquisições é de até 18 meses, iniciando imediatamente. Além disso, durante a mesma reunião, o conselho aprovou o cancelamento de 28 milhões de ações ordinárias que estavam em tesouraria.
Essa notícia é positiva para os acionistas, já que o programa de recompra e cancelamento de ações aumenta a participação deles na empresa.
É importante ressaltar que a companhia teve uma geração de caixa forte no terceiro trimestre de 2023, com uma entrada adicional de R$ 1,5 bilhão da venda de ativos, o que a mantém em uma posição mais confortável para realizar esse movimento de recompra.
Um abraço e bons investimentos
Roberto
Conheça Nossas Assinaturas
E você, quer investir de forma realmente profissional e contar com as melhores Estratégias de Investimentos, todas com resultados comprovados e o melhor atendimento do mercado?
Faça como mais de 25 mil investidores, escolha uma das nossas assinaturas e junte-se a nós!